Respire, você será Mãe toda a vida. Seu Filho será criança apenas uma vez.

Você já terá lido a frase que diz: “Seu filho será criança apenas uma vez, você será mãe toda a vida”.

Essa afirmação dá uma boa reflexão sobre o modo como criamos nossos filhos e como os tratamos. Não raras vezes lhes exigimos condutas de adultos, e nos esquecemos de que estão em uma fase de descobertas constantes, de cometer erros e acertos, de aprendizagem e de exploração.

Sofremos muito com o julgamento dos demais. Temos vergonha quando nosso filho faz birra no meio da rua. Ficamos com raiva quando não nos obedece diante dos outros. Todos nós pais passamos por isso. Talvez porque não nos esforçamos para romper esse círculo vicioso de cobrar perfeição em um mundo sempre autêntico como o é o da maternidade.

Meu convite é de que você se livre dessas amarras e desfrute de seu pequeno. Alguns conselhos para não perder nenhum momento dessa etapa de seu filho:

– Mostre-lhe as coisas verdadeiramente importantes da vida: pular nas poças de água, observar os bichinhos e as flores, correr pelos campos… Deixe que ele experimente tudo sozinho, mas também experimente junto com ele.

– Não se esqueça dos abraços e dos beijos. Não lhe negue nunca um abraço ou um beijo quando ele os deseje. Tenha em mente de que, dentro de alguns anos, os abraços que mais deseje seja os que não lhe deu.

– Repita uma e outra vez a ele o quanto o ama. Pensou em todo o amor que tem por seu filho? Diga-lhe olhando no olho o quanto é amado e querido por você.

– Deixe-o imaginar, mas também imagine um mundo de fantasias com ele. Deixe-o chorar, mas também chore com ele. Deixe-o sorrir e dar gargalhadas, mas também ria com ele.

– Seu filho sujou a parede de tinta? Pinte junto com ele. Lembre-se de que as paredes podem ser pintadas novamente.

– Ele quebrou um objeto? Não há problemas, você pode repor outro.

E o que dispensar nessa rotina de amor por seu filho?

– Os gritos. Quando vindos da mamãe, doem para sempre.

– Os pratos podem ser limpos mais tarde, porque, enquanto você limpa, seu filho cresce.

– Não lhe dê tantos brinquedos. O que ele mais lhe agradecerá é que você passe tempo com ele.

E, bom, só para repetir: Respire. Você será mãe toda a vida, ele será criança apenas uma vez.

Fonte: www.criandocomapego.com