A importância do filtro solar no inverno

O sol do inverno pode até ser mais fraco, mas continua sendo prejudicial à pele

Não é porque o verão acabou que você vai deixar de proteger a sua pele. Além do sol que continua sim dando as caras no inverno, a luz do escritório também pode manchar o seu rosto (e não é exagero!). “No inverno, o ângulo do sol muda, mas os raios ultravioleta continuam implacáveis e podem causar os mesmos danos do verão”, explica Luciana Lourenço, dermatologista de São Paulo.

A atenção tem de ser redobrada se você estiver usando ácidos ou fazendo peeling ou laser. “Esses procedimentos deixam o rosto mais sensível, o que requer maior cuidado com a proteção solar e a hidratação”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.

Ou seja, não dá para dispensar o filtro solar nem durante a estação mais fria do ano. Rosto, mãos, colo e braços – partes mais expostas – precisam de proteção diária e o fator 15 é o mais indicado. A reaplicação a cada quatro horas também é indispensável, já que o suor, a poluição e a luz artificial reduzem o tempo de ação dos produtos.

A boa notícia é que você não vai ficar com sensação de pele melada e brilhante como se estivesse na praia. Os novos filtros solares faciais têm textura tão gostosa que podem ser usados na cidade.

Mas fica aquela dúvida: será que faz diferença não passar protetor solar?
Sim, faz toda a diferença. Muita gente associa proteção solar ao verão ou aos dias ensolarados, mas o protetor solar é necessário para todas as épocas do ano, inclusive no inverno e em dias nublados.

Durante o inverno, mesmo que ocorra a diminuição da incidência dos raios ultravioletas UVB, principais causadores do câncer de pele, os raios UVA, também nocivos, têm poder de penetração regular na pele, podendo causar o envelhecimento precoce, manchas, rugas e flacidez na pele.

Para manter uma pele linda no inverno:

– Use filtro solar no mínimo 20 ou 30 FPS, duas vezes ao dia.
– Evite banhos com água quente, que ressecam mais a pele no inverno.
– Tome bastante líquido para ajudar na hidratação da pele.
– Hidrate a pele com cremes adequados ao seu tipo de pele.
– Esfolie a pele, ajuda a remover as células mortas, impurezas da pele e excesso de oleosidade. Facilitando a hidratação e o uso de cremes e ácidos estimuladores de colágeno e clareador.
– Passe protetor labiais no inverno, para evitar rachaduras e ressecamento dos lábios.

 

Fonte: www.procorpoestetica.com.br