28 de Maio é Dia do Hambúrguer

Curiosidades sobre esta delícia!

Você sabia que o hambúrguer tem um dia internacional? É comemorado neste sábado, 28 de maio. Talvez essa não seja a única coisa que você não saiba sobre ele. Para comemorar a data desse delicioso lanche, separamos algumas curiosidades sobre o hambúrguer. Vem ver!

Por que hambúrguer
O nome do lanche tem origem no nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturada com cebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.

Hambúrguer foi criado na Mongólia
Segundo historiadores, o hambúrguer foi criado no século 13 na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo.

Chegada ao Brasil
O hambúrguer chegou ao Brasil na década de 50, com as primeiras lanchonetes, e faz sucesso até hoje.

Hambúrguer não é pecado
Apesar do alto teor calórico com um teor maior de gordura, Patrícia Cruz recomenda o consumo do lanche. “Devemos consumi-lo em uma frequência mais baixa. Mas em hipótese nenhuma é pecado se deliciar com esse lanche. Na hora de comprá-lo, podemos pedir salada para acompanhá-lo. Se estamos cuidando do peso, podemos pedir sem muito recheio, por exemplo, sem maionese, com menos queijo.” A especialista também indica que ele deve apresentar proteínas, carboidratos e vegetais sempre que possível.

Hambúrguer é nutritivo
O pão é fonte de carboidrato; a carne, mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. Alface e tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas a nutricionista reforça que, mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, é importante não esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.

Há tempos que o hambúrguer deixou de ser um prato de fast food para ganhar espaço nos restaurantes do mundo todo como opções gourmet, mas a verdade é esta: é difícil não se apaixonar por um hambúrguer suculento, seja ele de carne ou vegetariano.

 

 

Fonte: marianakalil.com.br